Funchal | Município lança Campanha “Seja diferente, diga NÃO ao abandono”

A Câmara Municipal do Funchal deu início esta segunda-feira, dia 29 de julho, à sua 1ª campanha municipal contra o abandono animal, subordinada ao tema “Seja diferente, diga NÃO ao abandono”.

“Ao longo de um mês, em pleno verão, a Autarquia vai, assim, desencadear mais de uma dezena de ações com vista a sensibilizar toda a população para a mudança de comportamentos relativamente a este flagelo no campo da Causa Animal que é, infelizmente, recorrente a cada ano”, explica a Vice-Presidente da CMF, Idalina Perestrelo, no Comunicado.

No dia 30 de julho, terça-feira (18h), está agendada uma Cãominhada entre a Praça da ASSICOM (rotunda do Enforcado) e o Jardim da Ajuda, onde terá depois lugar uma aula canina.

Vai também haver três Campanhas de Adoção para animais promovida pelo Canil Municipal da Vasco Gil, entre as 9h30 e as 12h:
– 30 de julho no Largo do Município;
– 31 de julho no Largo do Chafariz;
– 1 de agosto na Placa Central, em frente ao Golden Gate.

Nestes dias, estará estacionada nos respetivos locais a carrinha de transporte de animais da CMF, onde estarão disponíveis para adoção animais do Canil Municipal, acompanhados por diversos elementos do Departamento de Ambiente da CMF, que vão aproveitar a ocasião para sensibilizar a população nalgumas das principais artérias da cidade.

Até 25 de agosto, a Autarquia preparou, ainda, vídeos de sensibilização para diversas plataformas, publicidade fixa no espaço público com mupis, lonas e cartazes, e ações de proximidade nos edifícios camarários, como no Departamento de Ambiente e na Loja do Munícipe.

Terão igualmente lugar algumas atividades didáticas, além de emails de sensibilização para os funcionários e distribuição de flyers na conta da água.

Idalina Perestrelo reitera que “a edilidade vai, mais uma vez, apostar no trabalho de campo no âmbito da Causa Animal, com esta abordagem pedagógica, que é mais uma forma de afirmarmos na nossa comunidade os direitos dos animais e os deveres a que estão sujeitos todos os seus portadores. Na realidade em que vivemos, é fundamental que toda a gente apreenda a mensagem de que um animal faz parte da família, e que deixemos todos de relativizar ou normalizar este tipo de comportamentos. Abandonar e maltratar animais constitui um crime que importa denunciar. Esta é, por isso, uma aposta na consciencialização, também para as gerações mais novas, porque os jovens são agentes de mudança e a sua influência é muitas vezes determinante para prevenir comportamentos antigos menos próprios, tais como, abandonar os animais no verão.”