A história do Pinscher Miniatura

O Pinscher é o único Terrier oriundo da Alemanha. O nome original da raça é Zwergpinscher, que em alemão significa “terrier” ou “mordedor”.

Segundo a Federação Cinológica Internacional (FCI) há o Pinscher Alemão (Deutscher Pinscher ou German Pinscher) e o Pinscher Miniatura (Zwergpinscher), ambos de origem alemã. O segundo é mais pequeno e é desta raça que estamos a falar.

Ilustração de Jean Bungartz que compara o Pinscher Miniatura com o Pinscher Alemão (1888).

Nas suas origens o Pinscher era particularmente popular entre agricultores, sendo utilizado para controlar pragas de roedores nas zonas rurais, altura em que se generalizou o corte da cauda e orelhas. Atualmente, praticamente só vemos exemplares da raça com a cauda e as orelhas inteiras.

Várias fontes referem que H. G. Ludwig Reichenbach, botânico e zoólogo alemão, defendia que o Pinscher seria um cruzamento entre o Teckel e o Galguinho Italiano. Há diferentes teorias para a origem e desenvolvimento da raça. No entanto, apesar das parecenças, é claro que o Pinscher Miniatura não é um Dobermann anão. 

O German Pinscher Club foi fundado em 1895. Trinta anos depois, em 1925, o Stud Book do Pinscher Miniatura registava 1.300 registos, ou seja, já era criado em grande número.

Tal como o Pinscher Alemão, das inúmeras variações de cores, apenas o preto afogueado e o vermelho sólido a castanho avermelhado permaneceram.

A principal aptidão do Pinscher Miniatura é a companhia, no entanto, é um excelente cão de alerta, corajoso e sempre vilgilante. Além disso, possui um instinto de caça extraordinário.


Fotografias gentilmente cedidas pelo Afixo “Hagostinhu’s”.

Clique AQUI para voltar ao artigo principal.

Partilhar