Aveiro | Centro de Recolha municipal irá abrigar 214 animais

Decorreu no dia 5 de junho a apresentação pública do Canil Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais (CROA), nas instalações dos Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Aveiro, em Taboeira.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) vai construir três novos pólos de recolha de animais – em Águeda (o maior), Ovar e Aveiro -, que se vão juntar ao que já existe em Ílhavo, de menor dimensão.

Os três pólos do Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais estão orçamentados em 2,5 milhões de euros. De acordo com o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, os custos da obra dos três pólos a construir para obedecer às novas regras que proíbem o abate de animais vão ser assumidos a 100% pelos municípios da região.

Os 11 municípios da CIRA participam nos custos de construção e depois das obras concluídas a gestão deverá ser feita ao nível intermunicipal, com uma equipa de seis veterinários e os custos fixos repartidos por igual, enquanto os custos variáveis serão suportados em função do número de animais entregues.

Estima-se que o pólo de Aveiro, localizado na Taboeira, junto aos serviços urbanos da Câmara Municipal de Aveiro, terá um investimento de 800 mil euros.

O projeto compreende um edifício administrativo, com sala de cirurgia e gabinetes veterinários, além de uma zona em terreno aberto para exercitar os animais.

O espaço irá alojar 214 animais: 63 alojamentos duplos para canídeos, 9 alojamentos coletivos para canídeos, 5 alojamentos coletivos para felídeos, 3 boxes multiespécies para animais de grande porte (equinos ou bovinos) e 6 celas individuais de quarentena.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, em julho haverá condições para o lançamento dos concursos no âmbito da Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro (CIRA) para a construção do Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais (CROA) e a construção deverá demorar cerca de um ano.

Entretanto, a Câmara de Aveiro vai avançar com a campanha de esterilização de animais, logo que esteja concluído o processo de seleção do veterinário municipal, assegurou Ribau Esteves.

 

 

Partilhar