A associação de proteção de animais Abandoned Pets vai iniciar, este mês, voluntariado no CROB – Centro de Recolha de animais de Braga sob a tutela da empresa público-privada AGERE.
De acordo com a notícia publicada pelo Semanário V, a associação, que tem também um protocolo assinado com a Câmara Municipal de Braga de um Programa CED (Captura, Esterilização e Devolução), vai aumentar as suas ações de voluntariado no CROB. O trabalho vai incluir passear os animais e desenvolver um projeto de treino destinado a cães para adoção, já aprovado pela AGERE.
Eduarda Palmeira, presidente da associação, em comunicado afirma que os voluntários estão felizes e, após o sucesso que tiveram na primeira fase do CED, acreditam que trabalhar com mais proximidade com os animais do CROB será uma boa experiência.
“Quando aceitamos o CED refletimos muito, porque a nossa experiência era basicamente arranjar lares para cães. Temos uma grande experiência em trabalhar com associações de todo o país e internacionais o que já nos permitiu enviar vários animais idosos ou com problemas de saúde para países como Alemanha, logo trabalhar com gatos era um desafio, mas quando começamos o CED percebemos que tínhamos capacidade e muita vontade de fazer mais e é neste sentido que agora vamos para o CROB”.
Sobre a importância de estar no CROB, apesar deste ter todas as despesas médico-veterinárias suportadas pela AGERE, Eduarda Palmeira acredita que o acréscimo é importante. “A AGERE tem feito um trabalho excelente com os animais. Aliás, o nosso CROB tem sido elogiado por movimentos animalistas que por norma são críticos e também por veterinários e outras associações. O nosso objetivo é esse: ser uma acréscimo e uma mais-valia para eles e também para a AGERE”.
A Abandoned Pets, além do Programa CED que abraçou o ano passado e permitiu controlar várias colónias e esterilizar mais de 80 gatos, tem também a seu cargo um projeto que visa entregar ração a famílias carenciadas.
Sobre as políticas animais na cidade, Eduarda Palmeira afirma que o balanço é positivo e tudo se prende com a proximidade que a AGERE e a CMB tem com os ativistas. “Temos notado que a AGERE e a própria Câmara de Braga querem fazer diferente e isso para nós é uma motivação, por isso sentimos que devemos dar cada vez mais para os animais da cidade serem o mais felizes possível e fazerem felizes muitas famílias”.
A Abandoned Pets está também disponível para acolher voluntários. “Como temos vários projetos, estamos abertos a novos voluntários, seja para o CED, para as famílias carenciadas, para o CROB ou mesmo para a logística da associação”.