A Casota Comunitária – Associação de Protecção dos Animais Errantes de Ourém necessita que um novo espaço para alojar os seus animais, pois o protocolo de cedência do espaço termina a 25 de julho.
A Associação utiliza como gatil e canil a antiga escola da Tacoaria, em Seiça, concelho de Ourém, mas o protocolo de cedência do espaço termina a 25 de julho. O Município decidiu não renovar o acordo, pois os vizinhos queixam-se do mau cheiro e barulho, sobretudo durante a noite.
A Casota Comunitária – Associação de Proteção dos Animais Errantes de Ourém foi criada em março de 2016 por um grupo de amigos que já colaboravam entre si no resgate, tratamento e encaminhamento de animais para adoção.
“Ao longo do tempo pedimos vários apoios, o único que tivemos foi a cedência da escola de Seiça durante 2 anos, o contrato acaba dia 25 de julho, a Câmara não quer renovar e temos que retirar de lá os animais”, podemos ler na página de Facebook da Associação. “Tudo isto porque uma das responsáveis tem tido problemas com uma vizinha e a mesma fez um abaixo assinado com 26 assinaturas válidas para sairmos de Seiça”.
A Associação tem cerca de 80 cães e 30 gatos a seu cargo, grande parte deles em regime de FAT, e agora, tem que procurar um novo espaço para albergar os cerca de 10 cães e 20 gatos que acolhe.
“Pagar as nossas dívidas também é uma prioridade”, acrescentam, pois atualmente a Associação tem cerca de 5.000€ em dívidas veterinárias.
“Nestes últimos três anos esterilizamos mais de mil animais, entregamos cerca de 30 para adoção responsável e participamos em alguns eventos”, concluem.
De acordo com O Mirante, a Associação vai receber um apoio de 6.000€ por parte da Câmara de Ourém para ajudar nas suas despesas, nomeadamente, com a alimentação dos animais recolhidos. O apoio foi aprovado por unanimidade em sessão camarária.