Ferreira do Zêzere | Canis lotados para receber matilhas de cães vadios

O Município de Ferreira do Zêzere já tem organizada uma estrutura para recolha e receção das matilhas de cães vadios que circulam pelo concelho, no entanto, tanto o Canil Intermunicipal de Tomar como o Canil Intermunicipal de Proença-a-Nova, para onde seriam enviados os animais, estão com problemas de lotação.

O tema foi abordado na reunião camarária de 23 de maio, constatando-se a problemática criada pela proibição do abate dos animais em cativeiro.

Em declarações ao mediotejo.net no fim dos trabalhos, o vereador responsável pelo pelouro, Paulo Neves, adiantou que o Município tem recebido menos queixas quanto às matilhas de cães vadios do território.

Entretanto a Câmara realizou um acordo com os Bombeiros de Tomar e com um privado para realizar a recolha dos animais, não tendo chegado a adquirir o veículo que planeara para o efeito.

No entanto, na sequência da proibição do abate nos canis, tanto o canil de Tomar como o de Proença-a-Nova estão a limitar a receção de animais. Este último, adiantou Paulo Neves, encontra-se a realizar obras de ampliação, sendo que está agendada para breve uma reunião com a instituição.

Paulo Neves comentou que o Município espera que dentro em breve Proença-a-Nova consiga dar mais resposta às necessidades de Ferreira do Zêzere, que se associou formalmente ao Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes do Pinhal Interior Sul.

 

EnglishFrenchPortugueseSpanish