Entrou em vigor no dia 6 de maio o novo Boletim Sanitário de Cães e Gatos, disponibilizado pela Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), que vem substituir o anterior Boletim Sanitário.
Este documento oficial, desenvolvido em conjunto com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), destina-se ao registo do histórico sanitário dos animais e pretende ser um instrumento eficaz para combater a atividade de falsos médicos veterinários que, sem quaisquer habilitações, se fazem passar por profissionais da área.
“À Ordem têm chegado várias queixas por parte de utentes de serviços médico veterinários e dos próprios de situações de usurpação de funções, protagonizadas por falsos médicos veterinários. Uma prática que coloca em causa o respeito pela vida animal, bem como a defesa da saúde pública”, declara Jorge Cid, Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários.
Com a disponibilização do novo Boletim Sanitário, espera-se que a situação seja minimizada, uma vez que o novo documento é de utilização exclusiva por Médicos Veterinários com inscrição ativa na respetiva Ordem.
A partir de agora qualquer detentor de um animal de companhia deve salvaguardar que lhe é passado este novo Boletim quando o animal é vacinado, garantindo assim que está perante um profissional habilitado para exercer o ato médico-veterinário.
Os boletins sanitários antigos, já emitidos à data, mantêm-se válidos até dia 31 de dezembro de 2021, pelo que devem ser gradualmente substituídos pelo novo modelo.