Como remover uma carraça?

Vulgarmente associadas a doenças graves e muitas vezes mortais, as carraças são talvez o parasita externo mais conhecido, e temido, pelo homem!

As carraças podem provocar problemas através da sua picada, como hipersensibilidade local, anemia e febre da carraça; mas também transmitem outras patologias como Erlichiose canina, Babesiose, Borreliose ou Doença de Lyme, e Hepatozoonose.

Normalmente os cães apanham carraças em zonas com vegetação, arbustos ou plantas, e até os parques e jardins de cidade são potencialmente perigosos.

A utilização de desparasitantes externos contra carraças, e pulgas, é a base da prevenção das parasitoses. É importante cumprir o calendário de desparasitações.

As carraças são parasitas externos bem visíveis à vista desarmada, em adultos, normalmente fixadas à pele dos animais. Os locais onde se fixam com mais frequência são nas orelhas, em redor dos olhos, no pescoço, nas axilas e entre os dedos.

O que deve fazer o dono quando vê uma carraça no seu cão?

As carraças devem ser removidas o mais depressa possível, mas antes de as remover coloque umas luvas, pois algumas das patologias transmitidas são Zoonoses, ou seja, são transmissíveis ao homem.

Como remover uma carraça?
● Utilize uma pinça de pontas finas ou um instrumento específico para remoção de carraças.
● Não deve agarrar o parasita pelo corpo, mas pela zona da cabeça.
● Agarre a cabeça da carraça firmemente no ponto de fixação e o mais perto possível da pele.
● Se usar uma pinça puxe a carraça para fora da pele de forma lenta constante e firme. Se usar um instrumento de remoção da carraça leia as instruções, pois alguns recomendam puxar a carraça com um movimento circular rotativo.
● Não esprema o corpo da carraça em nenhum momento, uma vez que isto pode injetar mais saliva no animal enquanto a carraça estiver fixa.
● Depois de remover a carraça lave o local afetado com água e um sabão suave, e desinfecte.
● Se uma pequena parte da carraça se separar, tente removê-la como se fosse uma farpa.
● Lave muito bem as mãos após a remoção e manipulação da carraça.

Imagem: Deco Proteste

 

A melhor forma de matar uma carraça é colocá-la num recipiente com álcool. Depois de matar o parasita se possível guarde-o durante pelo menos 1 mês, por precaução, pois caso o animal fique doente pode auxiliar o médico veterinário no diagnóstico.

Observe o local da picada durante alguns dias depois de remover a carraça. Em caso de inflamação leve o seu cão ao médico veterinário.

ATENÇÃO! Colocar em cima da carraça azeite, vaselina, gasolina ou aproximar lume (isqueiro, fósforo, vela ou ponta de cigarro) para que esta se solte do animal são mitos.

ARTIGOS RELACIONADOS
» Cuidado com as praganas!