A Associação Protetora dos Animais de Torres Novas (APA) e a autarquia local assinaram no dia 22 de abril um contrato de constituição de direito de superfície que permitirá à associação construir um abrigo para animais.
O terreno, com cerca de 4.000 m2, dos quais 500 m2 se destinam à construção, situa-se junto ao Ecoponto de Torres Novas e a cedência é feita por um período de 50 anos com a finalidade de construção de um abrigo para animais pelo que, caso o terreno deixe de ser necessário para este fim, existe uma cláusula de reversão que permitirá ao município torrejano recuperar todos os direitos sobre o mesmo.
Luís Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, mostrou-se satisfeito com a assinatura do acordo e motivou a APA a “meter mãos à obra”.
A Presidente da associação, Rosário Pires Bento, disse que este “é um sonho antigo”, mas que “ainda há muito trabalho pela frente”. A edificação deste abrigo é um objectivo da APA há muitos anos e a associação apela “a que todos contribuam para que o abrigo possa ser uma realidade”.
A APA irá lançar, atempadamente, uma campanha de angariação de fundos “fundamental para que o abrigo se torne uma realidade”. De referir que atualmente a APA não tem abrigo para os gatos sob a sua responsabilidade e o abrigo para os cães é emprestado por um particular.