O caminho a percorrer durante o crescimento varia de acordo com o tamanho que o cão terá em adulto e os donos devem ter sempre isso em mente.
Um cachorro de raça pequena terá, na idade adulta, multiplicado o seu peso à nascença por 20, em comparação um cachorro de raça média terá multiplicado o seu peso por 50. Já um cachorro de raça grande ou gigante irá multiplicar o seu peso por 80 ou mais!
Um cachorro de raça pequena possui cerca do dobro das necessidades energéticas de um cachorro de porte gigante, porque a sua fase de crescimento é muito mais curta e rápida – daí tantas pessoas comentarem que o seu cão gigante “deveria comer mais”.
Em raças grandes e gigantes verifica-se um crescimento assombroso no primeiro ano de vida, que exige atenção e cuidados especiais, a diversos níveis.
A escolha de um alimento de alta qualidade formulado para o porte do cão em adulto e adequado à idade é essencial! Também é muito importante cumprir as recomendações da marca, que se encontram na embalagem, relativamente à quantidade diária a disponibilizar.
Não se deve dar suplementos alimentares sem indicação do médico veterinário, pois este saberá dizer-lhe se é necessário e recomendar-lhe o mais adequado. Lembre-se que os excessos podem ser tão ou mais prejudiciais que as carências.
A duração da fase de crescimento também é variável com o porte do cão, um exemplar de raça gigante só atinge a maturidade sexual entre os 18 e os 24 meses; a psicológica frequentemente vem ainda mais tarde.
Também a esperança de vida varia de acordo com o tamanho do cão, 15 anos para os cães de raça pequena, 13 anos para os cães de raças médias, 10 a 11 anos para os cães de raças grandes. Frequentemente, é inferior nas raças gigantes!