“Guerra dos Tronos” pode estar a fomentar abandono de Huskies

Os livros, filmes e séries de televisão de sucesso podem influenciar a aquisição de determinados animais, alguns exemplos: o filme “101 Dálmatas” da Disney; os peixes-palhaço após o filme “À procura de Nemo”; os Retriever do Labrador do livro “Marley & Eu” que deu origem a um filme com o mesmo nome; e os Chihuahuas que eram vistos quase como “um acessório” de Reese Witherspoon no filme “Legalmente Loura”.

Atualmente, o fenómeno está a repetir-se devido a uma das séries mais populares do momento, a “Guerra dos Tronos” (Game of Thrones). Desde que a série da HBO estreou em 2011 houve um aumento da procura de raças caninas parecidas com lobos, como as personagens caninas ficticias da série.

Infelizmente, esses mesmo cães são muitas vezes abandonados ou deixados em Associações de proteção animal quando as pessoas que os compraram “pela moda” se apercebem do trabalho, tempo e custos que estes exigem no dia-a-dia.

No Reino Unido, por exemplo, houve um aumento de 420% de Huskies Siberianos abandonados desde o início da série.

Neste sentido, o ator Jerome Flynn, conhecido pela personagem Bronn, fez um apelo aos fãs da “Guerra dos Tronos” para pararem de comprar impulsivamente este tipo de cães. Veja o vídeo.