Loures | Município aprova propostas para melhorar atendimento aos animais

A Câmara Municipal de Loures aprovou, no dia 10 de abril, propostas de colaboração com duas associações de apoio animal que lhe permite ter um serviço permanente de resposta veterinária urgente e ações de informação para adoção de animais.

As propostas, apresentadas pela vice-presidência do Município, foram aprovados por unanimidade na reunião do executivo municipal, liderado pelo comunista Bernardino Soares.

Em causa estão protocolos de colaboração com a Associação SOS Animal e com a Associação Click Positivo, que permitem alargar a abrangência do Município de Loures no âmbito da promoção do bem-estar animal.

O acordo de colaboração com a SOS Animal vai permitir que a autarquia passe a dispor de resposta veterinária urgente 24 horas por dia para os animais que estão a seu cargo ou para os casos daqueles que tenham sofrido um acidente e foram recolhidos pelos serviços municipais. Até agora a autarquia de Loures dispunha de um serviço que só funcionava durante os dias úteis.

Segundo o protocolo, a que a agência Lusa teve acesso, o acordo com a SOS Animal permitirá igualmente a realização de consultas médico-veterinárias gratuitas e acesso aos serviços do Hospital Veterinário Solidário, nomeadament,e a exames de diagnóstico, cirurgias de esterilização e a tratamentos médico-cirúrgicos.

Por seu turno, o Município de Loures compromete-se a apoiar a SOS Animal na divulgação das suas atividades e beneficiará igualmente do conhecimento da Associação na definição das suas próprias campanhas de informação e sensibilização na área da promoção do bem-estar animal.

Relativamente ao acordo com a Associação Click Positivo, é destinado a apoiar uma iniciativa anual de promoção do bem-estar animal e ainda a realização de ações internas e externas de informação e aconselhamento sobre cuidados a ter com os animais de estimação.

Nas ações de informação interna incluem-se questões relativas à segurança na manipulação e condução de animais, interpretação de sinais de comunicação canina e felina, e o acompanhamento a animais alojados no Centro de Recolha Oficial de Loures ou adotados que “demonstrem comportamentos pouco aceitáveis”.

A autarquia de Loures considera que estas ações podem constituir “um estímulo à adoção responsável”.

Fonte: Lusa