Husky recebe prótese 3D para reconstruir o seu crânio

Husky recebeu prótese 3D para reconstruir o seu crânio após a remoção de um tumor. A cirurgia decorreu na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Utrecht, na Holanda, tendo sido a primeira operação deste tipo na Europa.

A cirurgia foi possível graças a uma colaboração única entre a Faculdade de Medicina Veterinária e Medicina Humana da Universidade de Utrecht. A experiência angariada neste caso irá beneficiar tanto cães como os seus donos.

O Husky Siberiano foi operado para retirar um tumor benigno da parede cranial, conhecido como osteoma. O tumor, que cresceu tanto externa com internamente, era tão grande que estava a pressionar o cérebro do animal, por isso era necessário um implante.

Björn Meij a colocar a nova parede cranial em titânio.

 

Uma empresa especializada (3D systems de Leuven, na Bélgica) foi responsável pela impressão dos implantes de titânio. O cirugião veterinário Professor Bjorn Meij, está radiante com a forma como decorreu a operação e subsequente recuperação do cão.

“Uma das vantagens principais da impressão 3D é que o implante cranial é talhado perfeitamente para o indíviduo e as arestas podem ser impressas em titânio poroso. Estas arestas permitem que o osso cresça no implante e este fique integrado no crânio”. Foi a primeira vez que se fez uma operação deste tipo na Holanda e o cão já se encontra em casa, a recuperar bem.

Paciente após a cirurgia de colocação do implante.

A operação e o uso deste material faz parte de um estudo mais alargado no qual a Faculdade de Medicina Veterinária e Medicina Humana da Universidade de Utrecht estão a colaborar. Este estudo pretende desenvolver um implante 3D impresso para usar em casos de displasia da anca em humanos e cães.

Prótese cranial, crânio após remover o tumor e crânio com o tumor.