Manuel Moreira, Presidente da Autarquia Amarense, visitou o espaço destinado ao futuro CRO – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Amares (Canil/Gatil Municipal), juntamente com o vereador do Ambiente, Vitor Ribeiro, e o Presidente da Junta de freguesia de Dornelas, António Paredes.
Manuel Moreira expressou a sua enorme satisfação para com o projeto “estamos muito satisfeitos porque este projeto, para além de inovador e de colocar Amares na rota da sustentabilidade, estará enquadrado harmoniosamente com o espaço natural. Este espaço permitirá dar dignidade aos animais de rua e também será uma alavanca para os processos de educação e sensibilização ambiental, de envolvimento da comunidade”.
Na mesma linha, o presidente da Junta de freguesia de Dornelas manifestou a sua satisfação para com a atratividade do projeto destacando o facto deste ser “uma referência que vai contribuir para dinamizar o Centro de Valorização Ambiental de Amares a atrair visitantes para desfrutar do parque”.
O futuro CRO estará em linha com as mais recentes diretrizes ambientais sendo o primeiro canil, em Portugal, a responder aos desafios da economia circular, transformando-se também num espaço de educação ambiental.
Nesse sentido, Manuel Moreira, visitou a empresa PhytoClean, sedeada na freguesia de Figueiredo. A PhytoClean – Plantas Aquáticas é uma empresa de cariz ecológica e ambiental, estabelecida no concelho de Amares, que se dedica à produção de plantas aquáticas com características depuradoras.
Segundo Patrícia Gomes e Joel Castro, promotores da empresa, o sistema para o tratamento dos efluentes do CRO de Amares recorrerá a uma fito-etar que irá utilizar diferentes espécies de plantas autóctones para realizar o seu tratamento “A eficácia deste processo natural é desencadeado pelas raízes das plantas, que contribuem para a redução e eliminação dos elementos poluentes. Assim, evita-se a utilização de produtos químicos para o tratamento destas águas, como ocorreria de forma convencional. Este tipo de sistema, para além de desempenhar funções biológicas, auxiliando na depuração da água, permite, também uma excelente integração paisagística e de valorização ornamental do próprio espaço. A água tratada será posteriormente reaproveitada para as operações de limpeza do Canil/Gatil.”
O projeto CRO_8569/2018CRO_Amares foi candidatado pela Câmara Municipal em abril de 2018 ao Programa de Concessão de Incentivos Financeiros para a Construção e Modernização de Centros de Recolha Oficial de Animais de Companhia e obteve parecer favorável, no entanto, a verba alocada ao aviso não permitiu abranger o CRO de Amares. Aguarda-se financiamento em 2019.