Khemjira Klongsanun corria a maratona de Chombueng, em Ratchaburi, na Tailândia, quando viu um pequeno cachorro na beira da estrada, que se presume ser da raça Thai Bangkaew.
Sem casas por perto, a atleta de 43 anos deduziu que o pequeno teria sido abandonado e não o deixou entregue à sua sorte: pegou nele e carregou-o durante os 30 km que faltavam para concluir a prova, cruzando a meta juntos.
No fim, partilhou fotos do cachorro junto do seu dorsal e medalha, compreensivelmente exausto pela emoção do dia e por ter sido “passageiro de colo” ao longo de tão grande distância, e apelou ao dono do cão que o recolhesse. Mas ninguém apareceu.
Assim, Khemjira Klongsanun adotou o cachorro e batizou-o de “Chombueng”, que se juntou ao outros dois companheiros adultos que já tinha. No fim da maratona, a atleta referiu que “correr quase 30 km com um cão nos braços foi um verdadeiro desafio. Foi duas vezes mais extenuante do que uma corrida normal, mas fi-lo de qualquer forma porque ele é adorável”.
“Poderá demorar algum tempo para se adaptar (à nova vida). Mas “Chombueng” é um rapaz esperto. Tenho a certeza de que será feliz a viver connosco”, concluiu.