Funchal | Nova carrinha de recolha de animais

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e as Vereadoras Idalina Perestrelo e Madalena Nunes estiveram no Centro de Recolha de Animais do Funchal, na Rua do Vasco Gil, em Santo António, para visitar o novo espaço de gatil recém-criado.

Foram igualmente apresentadas beneficiações ao canil, de acordo com a proposta vencedora do Colégio Salesianos na Assembleia Municipal Jovem do Funchal, e uma nova carrinha devidamente equipada para recolha de animais, que vai contribuir para a capacidade de resposta do Município a este nível.

Novo espaço de gatil municipal.

Paulo Cafôfo começou por enaltecer que “ao longo dos últimos anos, temos tido uma ação bastante concreta em termos da Causa Animal no Funchal, com diversas medidas emblemáticas, como a proibição de espetáculos com animais no concelho, o fim das eutanásias para animais errantes e a contratação de uma veterinária a tempo inteiro. Desde 2013, foram 1,2 milhões de euros de investimento, não só em obra, mas igualmente em campanhas no terreno e num grande trabalho de sensibilização junto da população.”

O Presidente salienta, contudo, que “a educação e a cidadania são aqui fundamentais. Temos de dizer que se existem animais errantes na nossa cidade, é porque as pessoas os abandonam, e isto é uma questão cívica, cabendo-nos a todos passar a mensagem de que os animais não se abandonam, nem podem ser maltratados.”

A carrinha que entra agora ao serviço “servirá não só para a recolha de animais em condições dignas, como para reforçar a ação da Autarquia em termos de campanhas de vacinação, chipagem e registo eletrónico dos animais, sendo que já fizemos 1.600 vacinações em todos os concelhos até agora. Servirá, ainda, para apoiar o nosso trabalho em termos de esterilizações de animais errantes, sendo que, só no ano passado, fizemos 1.700 esterilizações, em conjunto com diversas associações e aproveitando o Centro Municipal de Esterilizações, também criado em 2018.”

Paulo Cafôfo não tem dúvidas de que a ação da Autarquia tem falado por si, deixando, por fim, “o convite para que as pessoas venham aqui ao Vasco Gil e tenham uma ação cívica, e em vez de comprarem animais, que venham adotá-los. Tivemos no ano passado 390 adoções, mas são manifestamente poucas para a quantidade de animais que continuam a ser abandonados no Funchal. Com este gatil, temos ainda mais condições para recuperar os animais doentes e para potenciar a adoção, pelo que contamos com a população.”