Espanha | 18 cães abandonados num parque infantil em Sevilha

A polícia local abriu uma investigação após o abandono de 18 cães cruzados de raças potencialmente perigosas num parque infantil em Sevilha.

Segundo a notícia publicada pelo ABCdesevilha, o abandono terá sido na madrugada da segunda-feira, dia 7, e de acordo com testemunhos recolhidos junto de utilizadores do parque, os cães devem ter sido deixados entre as 4 e as 7 da manhã.

Os cães são cruzamento de raças consideradas como potencialmente perigosas: o American Staffordshire Terrier e o Presa Canário. O agentes e profissionais adotaram as medidas necessárias para retirar todos os cães do recinto, que permaneceu fechado ao público como medida de precaução.

Um veterinário estabeleceu um primeiro contacto com os cães, dando-lhes água e comida para ganhar a sua confiança. Segundo fontes deste operação, os cães não causaram nenhum problema quando foram movidos do parque para os veículos. Encontrando-se muito assustados. Um vídeo difundido nas redes sociais mostra o comportamento calmo dos animais.

Algumas pessoas, ligadas a Associações de Proteção Animal, ofereceram-se para receber os cães a seu cargo, evitando a sua ida para o Canil Municipal.

Nas instalações Veterinárias Municipais, os técnicos comprovaram que os cães estavam aparentemente bem, sem sinais de lesões. Não têm microchip, não sendo por isso possível identificar o seu proprietário. A principal hipótese avançada é o que dono os tenha deixado no parque por não ter condições para os manter.

A polícia solicita a colaboração dos cidadãos para localizar o responsável pelo abandono. Pensa-se que foram deixados num local onde saberiam que seriam recolhidos. Um espaço fechado onde muitos usuários passeiam os seus cães logo de manhã.

“Este abandono é especialmente grave. Primeiro, porque comprometia a integridade das pessoas, especialmente de menores, por se tratar de um parque infantil. Segundo, pelo número de cães e pelo tipo de raça. E tercero, porque o abandono animal é por si desprezível. Não há na cidade antecedentes deste tipo de atos”, afirmou o delegado de Seguridad, Movilidad y Fiestas Mayores do Ajuntamento de Sevilha, Juan Carlos Cabrera.

Os 18 cães encontram-se sob alçada do município e, no caso de não aparecerem os proprietários, irão seguir para o programa de adoção de animais.