CÃO DA SERRA DE AIRES

Cão de gado originário do Alentejo, utilizado na condução e guarda de rebanhos de ovelhas e cabras, de suínos, de bovinos e de equinos. É perfeitamente adaptado à grande amplitude térmica desta região e dotado de uma grande resistência, o que lhe permite percorrer longas distâncias na condução do gado pela planície Alentejana.

Cão de tamanho médio, sublongilíneo, dotado de rusticidade e sobriedade apreciáveis, extremamente ágil e rápido, com movimentos amplos e elásticos, de pelo longo e textura cáprea, sem sub-pelo. Tem atitudes e aspecto simiescos, pelo que na sua região de origem, é conhecido pelo nome de “cão macaco”.

Excecionalmente inteligente e muito vivo. De uma dedicação extrema ao pastor e ao rebanho que lhe é confiado; é distante perante os estranhos e vigilante de noite. Hoje em dia é também um excelente cão de companhia, de desporto e de guarda. Distingue-se pela forma hábil como conduz e mantém o gado nas pastagens e como encontra os animais tresmalhados. Sempre atento, sinaliza com sucesso a proximidade de predadores. Executa o seu trabalho com prazer.

Fonte: Clube Português de Canicultura
Pode consultar o estalão completo da raça AQUI.

"Portalegre", o Cão da Serra de Aires do Presidente da República

Este ano, Portalegre foi palco das comemorações do Dia de Portugal, as cerimónias contaram com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao qual foi oferecido um exemplar da raça nacional Cão da Serra de Aires, de nome "Portalegre".

Clique AQUI para ler o artigo completo

Cão da Serra de Aires | História deste cão pastor alentejano

O Cão da Serra de Aires é originário do imenso Alentejo, devendo a raça o nome ao Monte da Serra de Aires, propriedade rural situada em Portalegre. Conheça melhor a história desta raça portuguesa de singular beleza e rusticidade.

Clique AQUI para ler o artigo completo

Clube do Cão da Serra de Aires estabelece protocolo com Município de Monforte

O Município de Monforte e o Clube Português do Cão da Serra de Aires (CPCSA) estabeleceram um protocolo de cooperação através do qual se propõem incrementar medidas que irão contribuir para consolidar determinadas ações que têm estado a ser desenvolvidas ou estão projetadas por este Clube.

Leia AQUI esta notícia.

O Cão da Serra de Aires no Mundo

Apesar das suas características excecionais, o Cão da Serra de Aires nunca auferiu de um estatuto de popularidade que ombreasse com outras raças nacionais e internacionais. O Clube Português do Cão da Serra de Aires elaborou um mapa com a distribuição mundial dos exemplares referenciados. Em que países há mais cães desta raça? Leia aqui a resposta.

REPORTAGENS
» 2019 | 30ª Exposição Canina Monográfica - 7 de setembro

PUBLICIDADE

EnglishFrenchPortugueseSpanish